terça-feira, 24 de abril de 2012

As diferenças só adicionam

Bom gente, desculpe pela demora de um novo post, feriado com festa, amigos e aniversário do meu pai, logo fiquei um pouco sem tempo. Mas já voltei e estou aqui para falar um pouco sobre diferenças.
Bom eu pensei nesse post durante uma aula da faculdade, da matéria Psicologia e Educação inclusiva. Eu acho essa aula muito boa, mas eu fico um tanto inconformada por ela ter necessidade de existir, porque ela existe por conta da sociedade, que é muito preconceituosa, e não conseguem entender que as diferenças existem e que elas são maravilhosas, se fossemos todos iguais seria muito chato, seria muita repetição, sempre as mesmas perspectivas. 
As pessoas precisam aprender que todos tem coisas novas a ensinar, todos em qualquer condição.
Um homem negro não é melhor nem pior que um homem branco, só é diferente na cor da pele, e isso não quer dizer nada.
Uma pessoa que anda não é mais bonita, ou mais inteligente ou qualquer coisa melhor que uma pessoa cadeirante.
Pessoas heterossexuais não são melhores que pessoas homossexuais.
Posso citar várias diferenças aqui, homem e mulher, jovem e idoso, surdo e ouvinte, cego e vidente. Brancos, negros, índios, albinos. Japoneses, chineses, brasileiros, americanos. Podemos chegar mais perto como, cariocas, baianos, paulistas, gaúchos. Somos todos diferentes, até mesmo se temos a mesma religião, da mesma família, até mesmo os gêmeos univitelinos são diferentes, por mais parecidos que possam parecer.
Mas essa que é a beleza da humanidade, da natureza em si, sua diversidade, porque, imagine, se todas as flores tivessem a mesma cor, todos os pássaros cantassem da mesma maneira.
As diferenças agregam coisas, agregam ideias quando pensamos diferente, agregam belezas se temos aparências diferentes.
Larguem de mão o preconceito, ele não nos ajuda em nada, apenas nos limita, diminui possibilidades, fecham nossos olhos, nos cegam e esse tipo de "cegueira" sim é ruim.
Vamos ser felizes, viva as diferenças.

2 comentários:

  1. Parabens pelo post, concordo em tudo
    Um mundo de pessoas iguais seria um mundo chato e limitado

    ResponderExcluir